Seguidores

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Entrevista do Mês - Maria da Graça do Blog "CROCHETEANDO MOMENTOS"

Olá meninas, 

Este mês a minha entrevistada, é uma Senhora que admiro bastante, pelos seus trabalhos como artesã, e também pela forma como ela nos mostra no seu blog, o nosso lindo e maravilhoso país... O blog dela tem temas diversificados, desde o artesanato, ás viagens, culinária etc... mas nada melhor que conhecerem o blog "CROCHETEANDO MOMENTOS"
Como sempre pedi á Maria que me enviasse fotos para ilustrar a entrevista!! As fotos encontram-se no fim da entrevista... e VALE A PENA ver e reflectir. 
Obrigada querida Maria da Graça, que apesar de todos os problemas que está a ultrapassar neste momento, ainda teve um bocadinho para me responder á entrevista. 
Este mês decidi publicar a entrevista do mês no dia 12, um pouco uma forma de homenagear a minha querida avó que faria anos hoje. A Maria fez-me lembra-la pela forma como me respondeu á entrevista e pelas suas frases das imagens.
Mais uma vez Obrigada Maria da Graça :)
Beijinhos 


A ENTREVISTA



1) Nome, Nome do Blog, localidade, país:

Maria da Graça... com o blog “crocheteando momentos”... vivo actualmente numa aldeia de Miranda do Corvo (Coimbra)... e Portugal... o meu país!

2) Como surgiu o nome do blog?

A escolha do nome do blog teve a ver com a junção de duas ideias: o “crochetear” que marca uma fase da minha vida... a adolescência (até então pouco aplicada ... uma vez que fui professora durante 35 anos...e não tinha tempo para me dedicar ao crochet) e a palavra “momentos”... pois a nossa vida é feita deles! 
Criei o blog quando me reformei... e a escolha do nome “crocheteando momentos” seria uma forma de regressar a esta arte (crochet) e ainda partilharia alguns momentos da minha nova vida!

3) O artesanato é um hobby ou uma profissão?

O artesanato pode ser os dois...dependendo do artesão! 
Para mim é um hobby pois não preciso de “vender” o que faço... mas gosto de saber que existem artesãos que fazem desta arte... a sua profissão!

4) Que tipo de trabalhos mais gosta de fazer?

“Dar ao dedo” é a expressão que melhor me caracteriza! Gosto de agulhas de tricotar... crochetear e bordar... e tenho tentado usá-las... na costura! 
Gosto da simplicidade dos meus trabalhos e não gosto de os fazer em série! 

5) De todas as peças que já fez, qual foi o maior desafio?

O maior desafio foi... sem dúvida... o lençol para noite de núpcias! Com 17 anos fiz um lençol (que considero uma beleza)... e que provavelmente... não sendo uma artesã “feita”... na sua execução devo ter colocado um cem número de emoções!

6) Acha que o artesanato em Portugal é valorizado?

Por outro artesão, tenho a certeza que o artesanato é sempre valorizado... uma vez que há a consciência da morosidade do mesmo... bem como o “amor” que se aplica aquando da sua concretização!
Por quem não sabe da “arte” de fazer “o belo”... penso que existirá algum fascínio e a vontade de “um dia” também fazer!

7) O blog não se dedica apenas a artesanato, quais os temas que mais gosta de
escrever ?

A construção do meu blog coincidiu com uma nova missão na minha vida: cuidar dos meus pais... deixando uma cidade maravilhosa à beira mar “plantada”...o Porto... e regressando à terra que me viu nascer... uma aldeia coimbrã que se estende por um gracioso vale! 
O meu blog tem como principal função... manter o meu contacto com a escrita e a leitura... associadas à fotografia! Partilhar emoções... vivenciar experiências... dar a conhecer o nosso país através dos pequenos “passeios” que faço e sobretudo manter-me ligada “ao mundo”!!!

8) Tem blogs que a inspirem? se sim quais ?

Eu sigo blogs de temas variados! Quando os associei ao meu blog foi porque encontrei neles semelhança de gostos... pertinência de temas... abordagens interessantes... criatividade e inspiração para completar os meus trabalhos ou para despertar o “saber fazer... e o aprender”!
Não vou referenciar nenhum blog em especial... mas vou aproveitar para agradecer a passagem pelo meu blog e sobretudo dizer que “gosto” imenso de visitar os blogs que associei ao meu! 
E sobretudo agradecer à Carla... a escolha da minha pessoa para a sua entrevista mensal!

9) Complete as frases:

Quando era pequena queria ser: professora (e fui)!

Os amores da minha vida são: os meus filhos e a minha família (não esquecendo o meu companheiro)!!! E a minha cadelinha... é claro!

Não vivo sem... 
“Penso que vivo bem com muito pouco! Tudo me faz falta e não preciso de nada! Com conta... peso e medida... preciso de um pouco de tudo!”

Na vida aprendi que ...
“Dar e receber” são formas verbais que se completam e me deixam mui FELIZ!








13 comentários:

  1. Bela entrevista...
    Bom fim de semana !
    Anna

    ResponderEliminar
  2. Carla...começo por agradecer o carinho da introdução!
    Os avós são pessoas fundamentais numa família e por certo a Carla teve o privilégio de sentir isso mesmo!
    Também tenho saudades dos meus avós! A minha avó paterna era a minha madrinha e na hora da partida...o meu nome foi o seu último sopro de vida! Mau avô paterno morreu com 107 anos e tinha um humor incrivelmente doce...um homem da terra...que amou a vida! Meus avós maternos eram pessoas simples...gente de trabalho...bem carinhosos!
    Aos meus filhos transmito esse amor pelos avós!
    Por isso a sua avó teve por certo...muito orgulho na neta Carla...que é uma pessoa bem generosa e eu sou capaz de sentir isso...neste mundo virtual!
    Um abraço amigo e mais uma vez...sinto-me honrada...por ter sido escolhida para a sua entrevista mensal...que sigo atentamente!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Maria da Graça,
      Vieram-me as lágrimas aos olhos com as suas doces palavras.
      Muito obrigada por fazer parte deste mundo Virtual! Quem sabe um dia não poderá ser real ?!
      Um beijinho muito grande com muito carinho.
      Obrigada

      Eliminar
  3. Bom dia querida...
    Sempre passo por aqui a ver teus trabalhos e ler as entrevistas. Como é bom conhecer um pouco das pessoas que gostam, como nós, de artesanato e ver seus trabalhos. Obrigada por compartilhar conosco. Beijos e bom final de semana.
    http://entrelinhasearte.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria Elisabete,
      Muito obrigada pelo carinho e pela presença no meu cantinho.
      Beijinhos e boa Semana.

      Eliminar
  4. Bom dia! Vim v er a entrevista da Maria da Graça e adorei e o cantinho aqui igualmente! Fiquei curiosa por ver o lençol de tantos anos ,para a noite de núpcias. Quanta emoção mesmo nele, bordadinho ponto a ponto! Adorei ler! bjs às duas,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Chica,
      Muito obrigada pelo carinho. Estas entrevistas têm sido muito boas para conhecer um pouco melhor as pessoas que estão por trás dos Blogs maravilhosos que seguimos.
      Beijinhos e votos de boa semana.

      Eliminar
  5. Olá, adorei a entrevista com Maria da Graça,uma pessoa que admiro muito, com carinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sidney,
      Muito obrigada pelo carinho.
      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  6. Anónimo9/12/2014

    Olá Carla
    A Mª da Graça é uma pessoa fabulosa e a minha admiração por ela só faz crescer principalmente porque nela é perceptível a pessoa íntegra e sincera que é. Fiquei muito feliz pela oportunidade de conhecê-la um pouquinho mais. Andei passeando pelo teu blog e gostei muito daqui. Se me permite vou criar raízes.
    Beijos e um feliz final de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gracita,
      Obrigada pela visita, pelo carinho e por criar raízes por aqui. É sempre bom perceber que gostam do nosso trabalho.
      A Maria da Graça é uma pessoa que admiro muito também, e admiro tudo o que ela fez e continua a fazer principalmente pela familia.
      Beijinhos grande e votos de uma optima semana.

      Eliminar
  7. Que bonita entrevista Carla :)
    Parabéns às duas :) A Maria é com certeza uma pessoa maravilhosa :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Sejam bem vindas.
Obrigada pelos comentários, fico muito feliz com a visita.
Beijinhos
Carla Pereira