Hoje andava eu aqui perdida pelo meu blog, relembrando posts antigos, quando passei por ESTE, parei um pouco nele, li ... reli... relembrei os bons tempos de infância.
Lembrei-me também de há muito pouco tempo perguntar á educadora da minha filha porque é que agora não ensinavam este tipo de trabalhos no ATL, a resposta dela foi "ah não ensinamos porque elas podem-se magoar com as agulhas !! " fiquei ali parada á frente dela sem resposta. Como é que é possível que há 30 e muito anos atrás, quando não havia agulhas de pontas redondas, quando tudo ainda era quase artesanal nós aprendíamos tudo o que era artesanato??!!! E agora magoam-se ??!!
Recordo-me que era uma alegria imensa quando a educadora fazia exposições dos nossos trabalhos para que todas as pessoas da aldeia pudessem ver o que aprendemos! Que orgulhosas/os ficávamos.
Recordo esses tempos com tanto carinho! Bordávamos pequenos paninhos dos lençóis que se estragavam e já não tinham remendo, desde o ponto pé de flor ao ponto cruz e Arraiolos, fazíamos pegas em crochet, aprendíamos tricot! Enfim... tudo o que sei de artesanato aprendi com a tenra idade dos 6 aos 10 anos. Como é bom recordar :)
Por hoje o post já vai longo!! Desejo a todas uma excelente semana.
Realmente, é verdade! Lembro-me de fazer uma boneca de trapos, cosida por mim e uma almofada também! Cosida à mão. O crochet fui aprendendo por ver a minha mãe a fazer. Concordo plenamente, aprender a fazer este tipo de trabalhos seria uma mais valia, sem dúvida!
ResponderEliminarSim, eu também fiz imensas coisas quando era pequena!
EliminarFui aprender a bordar á máquina com apenas 12 anos, e ainda hoje lembro tudo o que aprendi.
Pena que não ensinem as crianças!! Isto aqui só para nós que ninguém nos ouve... lol... eu acho que as educadoras não sabem, e depois é a desculpa que dão :)
Beijinhos
Oi querida, aprendi tricô e crochê vendo minha avó fazendo.
ResponderEliminarIsso na década de 70.
Ahhh essa arte encanta até hoje.
Beijos
Querida Carla,
EliminarEu também via a minha mãe fazer crochet, mas tudo o que aprendi foi nos tempos livres.
E fico muito feliz por saber fazer de tudo um pouquinho, pelo menos o básico aprendi em pequenina.
O crochet a mim também me encanta Carla.
Beijinhos
Olá Carla, concordo contigo, realmente é uma pena hoje não se ensinar às crianças a fazer estes trabalhos, eu também aprendi algumas coisas na escola, como o meio ponto, o ponto de cruz, o macramé, crochet, Esmirna... e ainda guardo religiosamente alguns desses trabalhos. Felizmente em casa também a minha mãe me incentivava a fazer e comprava-me todos os materiais necessários e até hoje nunca mais parei, sempre com vontade de aprender mais...
ResponderEliminarBjs
Pois é, eu também aprendi isso tudo na escola, pena que hoje em dia não ensinem os mais novos, eu lembro-me perfeitamente que até os rapazes aprendiam o crochet e o tricot, e a bordar ... enfim... aprendiam tudo também.
EliminarBeijinhos
Aprendi imenso na escola primária mas atualmente...não é permitido (super proteção...dizem uns...pieguices...afirmam outros)! BJ
ResponderEliminarOlá Maria da Graça,
EliminarEu acho que isso são tudo desculpas de quem não sabe ;) não te parece ???
É muito fácil dizer, ah podem-se magoar e tal ... mas cá para mim, lá no fundo lá no fundo, elas não sabem é como se faz... logo não podem ensinar.
Beijinhos
Realmente da saudades, hoje em dia eles não aprendem mais nada deste tipo.
ResponderEliminarBjs.l
Eu quero ensinar a Bia, e ela quer aprender.
EliminarMas eu acho que era bem mais bonito elas aprenderem todas em conjunto e depois compararem os trabalhinhos :)
já dizia a minha avó "O Saber não ocupa Lugar"
Beijinhos
Menina nem fale...
ResponderEliminarTantas coisas que deviam ser ensinadas e simplesmente já "não devem" e isso pelos motivos mais esdrúxulos, como o que citou aí. Com tanta coisa acontecendo, o que deveria ser realmente tirado, não se pode mexer e o que deveria ser incluído, não pode...
Eu não sou boa na arte das agulhas, mas minha mãe, ensinou eu e minhas irmãs a bordarem coisas simples, quando tínhamos entre 10 e 14 anos. E fizemos algumas toalhinhas. Nenhuma se aventurou na arte, mas eu pinto, a mais nova faz tear e a mais velha é apaixonada por plantas.
Abração e lindo dia.
É verdade, e tal como disse acima o "Saber não ocupa lugar", mesmo que não usemos o que aprendemos, há sempre uma altura das nossas vidas em que pode ser util.
EliminarEnfim... pena que a educação não inclua mais o artesanato.
Beijinhos e um optimo fim de semana
great !
ResponderEliminarGreetings from Poland :)
Katarzyna
www.sajuki.blogspot.com
Thank you very much :)
Eliminar